Confira o Jornal do Candidato Cesinha

Veja o novo jornal impresso do Cesinha

Na hora de votar não se esqueça

11740, CONFIRMA!!! O Cep de Itanhaém é o numero do candidato Cesinha, sua participação é fundamental.

Sua Participação é muito IMPORTANTE!!!

Todos juntos por TEMPOS MELHORES

Confira a entrevista com Cesinha

Conheça um pouco melhor o presidente do PP Cesar de Souza em entrevista

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Inaugurada a alguns meses pelo Governo Municipal, praça do pescado despeja esgoto na Praia dos Sonhos


Em pleno verão, uma quantidade indefinida de esgoto oriundo da Praça do Pescado, obra inaugurada a alguns meses pelo Governo Municipal,  está sendo lançada criminosamente na Praia dos Sonhos em Itanhaém, no litoral paulista.


Localizada ao lado da Praia dos Pescadores, cenário de grandes competições do surf paulista, a Praia dos Sonhos é umas das praias da cidade que é muito procurada por surfistas, devido as suas boas ondas, e por turistas, que buscam a tranqüilidade que as suas areias oferecem.
Mas nesse verão as areias da praia estão contaminadas por uma “língua negra”, que vem chamando a atenção dos surfistas, moradores, turistas e comerciantes que transitam no lugar. Trata-se de uma grande quantidade de esgoto que parte da Praça do Pescado, inaugurada pelo atual Governo Municipal.


A Praça do Pescado, localizada entre as ruas João Farah e Ana Farah Bello, apresenta sistema de esgoto inadequado e insuficiente, estando o mesmo sendo liberado na rua e atingindo as areias e a água das Praias dos Sonhos e dos Pescadores. O diagnóstico consta no Parecer Técnico Ambiental (PTA) elaborado pela equipe técnica da Ecosurfi e que faz parte da denúncia apresentada ao Ministério Público na cidade.

O documento afirma também que trata-se, acima de tudo, de um problema de saúde pública. Turistas e moradores que freqüentam as referidas praias são obrigados a pisar no esgoto, além de se banharem nas águas que estão recebendo esse despejo. O resultado pode ser a contaminação por diversas doenças, como hepatite, amebíase, febre tifóide, diarréias agudas, entre outras. Algumas delas podem levar inclusive à morte.

De acordo com a bióloga voluntária da Ecosurfi, Ana Carolina M. Peres, o esgoto despejado in natura no local prejudica não só a balneabilidade das praias, mas também a estética natural do ambiente. Acaba afastando os turistas e prejudica os comerciantes locais.

 

“O problema não tem apenas o viés econômico, mas também apresenta seu aspecto ambiental, pois possibilita o aumento da quantidade de algas e bactérias nocivas na areia e na água. Isto prejudica a fauna que habita tanto a areia da praia quanto a água do mar”, frisa a bióloga.

Encaminhanda à Promotoria de Justiça de Itanhaém, a denùncia está protocolada sob o número 09/2010 e pode ser acessada por qualquer cidadão que esteja interessado em acompanhar o desdobramento da ação.

 

"Parabenizo a ONG ECOSURFI pela iniciativa e lamento o descaso do  Governo Municipal perante o caso, devem ser  tomadas  providências imediatamente, pois o absurdo vai além de um crime ambiental, trata-se de saúde pública." comenta Césinha

Cesinha PP

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More