O Parque do Ibirapuera foi palco de mais uma edição do "Viva Mata", realizado pela ONG SOS Mata Atlântica. Itanhaém foi representada pela ONG Ecosurfi,que teve o grande destaque do evento, pois apresentou uma onda gigante feita de garrafas PET.
Das mãos do artista plástico Genilson “Geba”, foi criada a “Onda da Sustentabilidade”, confeccionada com cerca de 6 mil garrafas PET, recolhidas em limpezas de praias, doações e coletas domiciliares feita por recicladores.

Durante os 3 dias em que a peça esteve exposta no Ibirapuera pela Ecosurfi, centenas de pessoas puderam sentir a sensação de pegar um tubo em meio a cidade de São Paulo.
Para o artista, que monitorou as visitas na Onda, o trabalho foi consagrado com a exposição no Viva Mata 2010.
“Desde que iniciei esse projeto no meu ateliê na cidade de Mongaguá/SP em 2009, tinha como um dos meus objetivos levar a onda para um lugar que tivesse muitas pessoas, para divulgar uma verdadeira obra de Surfe Arte feita com material reutilizado, e a exposição não podia ter sido em lugar melhor, o Parque do Ibirapuera”, comenta o artista Geba

O Presidente do PP de Itanhaém, Césinha, teve o privilégio de pegar um tubo na "onda sustentável" e aprovou a experiência. "Foi uma sensação maravilhosa, realmente me senti dentro de um tubo de verdade."
" Para alguns amigos como o Luís Big, o André Coimbra e o Barbosa, esta pode ter sido uma experiência única. Levo a experiência como um super treino para um tubo verdadeiro no mar de Itanhaém que ainda pretendo pegar. Brincadeiras a parte, vejo no lipe do tubo uma onda de conscientização ambiental." comemora Césinha.
EM TEMPO:
Durante o evento a Ecosurfi expôs no estande iniciativas para produtos sustentáveis, como painéis com os trabalhos da organização e uma prancha de surfe, que está sendo produzida pela empresa E-Board com a primeira tecnologia no mundo do surfe com zero impacto ambiental.
Os materiais utilizados na fabricação da prancha e-board não dependem mais da extração de petróleo ou qualquer outra matéria-prima de origem mineral. A resina não tem aquele cheiro característico, e o restante do material ou é orgânico ou reciclado. Todo processo de fabricação e logística (consumo de energia elétrica, gastos com transporte diversos, resíduos, etc) tem seu CO2 neutralizado através do programa 'CARBONO SOCIAL', certificado pela CANTOR CO2 e / GPSA, parceiras do projeto