AO SER ENTREVISTADO PELO JORNAL A TRIBUNA, O PRESIDENTE DO PP DE ITANHAÉM, CÉSAR FERREIRA, O CESINHA, AFIRMOU QUE ESTE PODERIA SER UM DOS MAIORES CRIMES AMBIENTAIS COMETIDOS NO LITORAL PAULISTA. O PROCURADOR DA REPÚBLICA, ANTÔNIO JOSÉ DONIZETTI MOLINA DALOIA, INSTAROU INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO COM BASE NA DENÚNCIA.
APÓS DENÚNCIA DE CRIME AMBIENTAL PROTOCOLADA PELO PRESIDENTE DO PP DE ITANHAÉM, CÉSAR FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. ENDRIGO LEONE NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, A UNIÃO DETERMINOU A RETIRADA TOTAL E IMEDIATA DE TODA A REDE DE ESGOTO INSTALADA NAS PRAIAS DE ITANHAÉM.
A NOTÍCIA FOI DIVULGADA HOJE NA TV TRIBUNA, CONFIRA NA ÍNTEGRA:
Com a ciência e aprovação do Governo Municipal de Itanhaém, a Sabesp, através do programa "Onda Limpa", instalou na areia das praias de Itanhaém a rede coletora de esgoto, sem apresentar estudos de impacto ambiental, licenciamentos ambientais e autorização do SPU(Serviço de Patrimônio da União).
Após denúncia de crime ambiental cometido pelo Estado com a conivência da Prefeitura de Itanhaém, protocolada no Ministério Público Federal em 30 de agosto de 2011, pelo presidente do PP de Itanhaém, César Ferreira, o Cesinha e pelo advogado Dr. Endrigo Leone, o SPU(Serviço de Patrimônio da União) embargou a obra e abriu prazo de 30 dias para que a Sabesp apresentasse os licenciamentos ambientais e a justificativa técnica.
Vencido o prazo, foi confirmado que a obra não possui estudos de impacto ambiental, licenciamentos ambientais e nem autorização do SPU, que de imediato determinou na data de hoje, 25/10/2011, dois meses após a denúncia, a retirada de toda a rede de esgoto instalada na areia das praias de Itanhaém/SP.
A Sabesp já foi notificada e informou, em matéria veiculada no jornal da TV Tribuna, que apresentará em 15 dias ao SPU, um cronograma de retirada da rede instalada nas praias, informando o prazo e a forma de retirada.
Para o presidente do PP de Itanhaém, César Ferreira, um dos autores da denúncia, esta é uma vitória de toda população itanhaense, pois mesmo com a omissão e com o desleixo do Governo Municipal estabelecido em Itanhaém, a sociedade se mobilizou, enfrentou e venceu uma batalha que certamente estará marcada na história desta cidade.
"Nosso sentimento é de dever cumprido, sentimento de vitória e esperança de que a população de Itanhaém vivencie tempos melhores nesta terra. Continuaremos trabalhando para que haja sustentabilidade econômica, social e ambiental para as próximas gerações. Estaremos acompanhando todo o processo de retirada da rede de esgoto instalada na praia para que possamos nos certificar de que não ficará um pedaço de cimento no ambiente praial e para que a determinação da União seja cumprida." afirmou Cesinha
Confira histórico de reportagens e denúncia:
[slideshow]
Confira matérias veiculadas na TV sobre o crime ambiental nas praias de Itanhaém:
DE ACORDO COM MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL A TRIBUNA, SECRETÁRIO DE GOVERNO DO ITANHAÉM, SÍLVIO LOUZADA, JUSTIFICOU O AUMENTO BASEADO EM DESPESAS E NÃO APRESENTOU PERSPECTIVAS DE MELHORIA NO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO.
Com aumento de 8,7%, a passagem de ônibus em Itanhaém subiu para R$ 2,50 e como fator agravante, a população foi pega de surpresa. Os usuários foram surpreendidos e criticaram o aumento.
Para o presidente do PP de Itanhaém, César Ferreira, antes de pensar em aumentar o valor da passagem, o Governo Municipal de Itanhaém deveria se preocupar e priorizar uma significativa melhoria nos serviços de transporte publico, além de buscar meios de levar conforto para a população, que é obrigada a aguardar a condução debaixo de sol e chuva.
"Neste governo, enquanto mandatários de cargos eletivos estão preocupados em fazer pré-campanha eleitoral, os munícipes estão pagando um preço alto para serem atendidos. A população espera pelo tempo em que o interesse público prevaleça, pois um serviço de transporte público rápido, eficiente e que leva conforto aos usuários traz significativas melhorias para a economia da cidade e para o bem estar da população" afirmou Cesinha
MESMO APRESENTANDO UM DOS PIORES ATENDIMENTOS EM SAÚDE NA REGIÃO, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÃO ENVIOU REPRESENTANTES EM REUNIÃO DA AGÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE. NA PAUTA O ASSUNTO TRATADO FOI O PLANO REGIONAL DE SAÚDE MENTAL.
Conforme notícia publicada na coluna Dia a Dia do Jornal A Tribuna, o coordenador da agência regional de saúde, médico David Uip, criticou os ausentes e destacou a presença da Prefeita Milena Bargieri(PSB).
Para o presidente do PP de Itanhaém, César Ferreira, esta é mais uma prova de que o Governo Municipal de Itanhaém está mais preocupado com as eleições de 2012 do que com a Saúde Pública Municipal, visto que em notícias veiculadas em jornais locais e em redes sociais, o assunto em pauta são questões relativas a sucessão municipal no Paço Municipal Anchieta e na Câmara deVereadores.
"Mesmo após o fim das eleições de 2008, os integrantes do Governo Municipal de Itanhaém e sua base de sustentação na Câmara de Vereadores, ainda não desceram do palanque, já passou do tempo em que deveriam estar cuidando da Saúde dos itanhaenses ao invés de priorizarem as questões eleitorais, certamente a população está observando este descaso." afirmou Cesinha
DE ACORDO COM A REVISTA VEJA, O INVESTIMENTO PREVISTO NO ENREDO DA PÉROLA NEGRA PARA O CARNAVAL 2012 É DE 2,2 MILHÕES DE REAIS E QUEM ESTÁ POR TRÁS É A PREFEITURA DE ITANHAÉM.
Prefeito de Itanhaém João Carlos Forssell Neto(PSDB)
Para bancar desfiles cada vez mais luxuosos, escolas de samba batem recordes nas parcerias comerciais nos enredos de 2012. O fato se torna preocupante quando se trata de recurso público. Conforme matéria publicada na revista Veja SP de 19/10/2011, quem está por trás do investimento no enredo 2012 da Pérola Negra é a Prefeitura de Itanhaém e, segundo valores publicados, trata-se de mais de dois milhões de reais.
A "Festa do Merchandising", ou "Samba Vendido", títulos publicados pela revista, dão o tom em alguns acordos fechados pelas agremiações paulistanas para o carnaval de 2012. Todas as agremiações terão investimentos da iniciativa privada, com exceção da Pérola Negra, que segundo consta na matéria, fechou acordo com a prefeitura de Itanhaém na ordem de R$ 2,2 milhões de reais.
Esta notícia chega no momento em que os moradores de Itanhaém passam por sérias dificuldades na demanda de atendimento público de saúde, sofrem com a carência de investimento em esportes, infra estrutura nos bairros, bem como na valorização do funcionalismo público municipal, artistas locais e em ações voltadas para preservação ambiental.
Tratando-se de investimento público, conforme publicado na matéria, resta saber se tal montante está previsto no orçamento municipal, se foi publicado no diário oficial e se o Tribunal de Contas e o Ministério Público já tomaram ciência deste fato para que se apure eventuais irregularidades.
Para o presidente do PP de Itanhaém, César Ferreira, a notícia publicada na revista Veja vem mais uma vez demonstrar o estilo deste governo, que concentra esforços para aplicar a famosa política do "pão e circo" enquanto a população carece de necessidades básicas como saúde, esporte e educação.
"Governar é estabelecer prioridades, a população precisa ser atendida. É chegado o momento em que o interesse público prevalecerá, pois o sentimento dos itanhaenses é de mudança, de transformação e de vivenciar tempos melhores em Itanhaém". afirmou Cesinha
César Augusto de Souza Ferreira, vereador Cesinha, foi eleito com 1028 votos na eleição de outubro 2012 pelo partido Progressista (PP). Presidente do PP em Itanhaém, o vereador começou a carreira política em 2008 como coordenador da campanha a prefeito de Marcelo Strama (PSB) e em 2010, coordenou a campanha do Deputado Federal, Beto Mansur (PP). No dia 1 de janeiro, Cesinha foi eleito o 1º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Itanhaém.
Cesinha destacou-se no cenário político como uma jovem liderança política na cidade por seus firmes posicionamentos em busca de resgatar a imagem, a seriedade, a ética e a transparência na política e na gestão dos recursos públicos administrados pelo executivo. E este posicionamento garantiu a ele a liderança da oposição na Câmara Municipal.
Neto dos saudosos João Cândido de Souza, Albertina Orsi de Souza, Joaquim Ferreira e Edith Ferreira, sua família se estabeleceu na cidade na década de 1940. É filho do advogado e procurador Dr. Fausto de Freitas Ferreira e da empresária Marli de Souza Ferreira. O vereador tem 31 anos de idade, casou-se com Karin Lima Ferreira em 2005 e receberam como presente de Deus, no ano de 2009, Tiago Lima Ferreira.
Antes de atuar diretamente no ramo político, Cesinha foi empresário e trabalhou no comércio desde os 16 anos. Formou-se em Ciências Jurídicas pela Universidade Paulista. Enquanto estudante, fez parte do departamento jurídico do Centro dos Estudantes de Itanhaém (CEI), estagiou no departamento de execução fiscal da Procuradoria Municipal e prestou serviços de cálculos trabalhistas de liquidação de sentenças em diversos escritórios de advocacia.
Com o objetivo de garantir que o interesse público prevaleça na cidade, o vereador tem se posicionado de forma atuante desde as primeiras sessões da Câmara Municipal, no dia 01 de janeiro de 2013. O vereador busca mecanismos para que a população tenha melhor atendimento na rede municipal de saúde, tem buscado transparência no uso dos recursos públicos, melhoria na qualidade de vida, desde as condições do transporte público às condições das ruas, estradas, bairros e das moradias em Itanhaém. Em suas matérias apresentadas, visa também conscientizar as autoridades do Município e Região a importância da valorização das tradições, da história e da cultura da cidade, defendendo o crescimento econômico por meio do desenvolvimento sustentável em Itanhaém.
Outro ponto priorizado por Cesinha é a criação de oportunidade aos jovens com a obtenção de cursos de qualificação profissional, bem como a orientação e o acompanhamento para a gestão de novos negócios levando à população mais carente o acesso à educação, a cultura e ao esporte.