"A AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS LITORÂNEOS ABRANGE A FAIXA MARÍTIMA DE INFLUÊNCIA NA VIDA DA POPULAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À SAÚDE, LAZER E ECONOMIA"
Os municípios devem passar à órbita municipal a gestão efetiva do meio ambiente, assim como da segurança e trânsito, da saúde, da educação e dos demais setores básicos de imediato interesse da população.
Uma cidade sustentável transmite para população o bem estar, a saúde e a excelência em qualidade de vida. A cidade de Itanhaém é privilegiada por seus aspectos geográficos, pois possui a maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, riqueza em mata atlântica e diversidade de praias.
Ocorre que ações governamentais e omissão de comando vem contribuindo para a degradação e destruição dos recursos naturais, sociais e econômicos em Itanhaém.
Crimes ambientais como desmatamento provocado pelo poder público, assim como invasão de áreas verdes já são alvos de denúncias no ministério público local e seguem os trâmites legais para devida apuração e penalidades para os responsáveis.
A Sabesp, através do governo do estado implantou na baixada santista o projeto denominado "Onda Limpa", com argumento de coletar e tratar o esgoto das cidades da região. Porém, a rede coletora de esgoto foi assentada sob a faixa de areia na praia, inclusive com os tubos expostos na altura de 1 metro.
Em audiência pública representantes do governo municipal se isentaram da culpa transferindo para a SABESP a responsabilidade sobre o caso. Executivos da SABESP informaram que a medida foi adotada por ser mais econômica do que a implantação da rede sob a calçada da avenida beira-mar.
É de notório saber que o avanço do mar é constante, assim como as ressacas são constantes, tornando real o risco de rompimento e vazamento do esgoto nas praias. Além da degradação ambiental, o prejuízo avança para o desenvolvimento econômico da cidade, cuja característica é o turismo.
A prefeitura tem poder de embargar toda e qualquer obra que esteja sendo realizada no município. É dever do prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell o estudo e a leitura do artigo: "Município: Poder de polícia sobre a zona costeira" publicado no site da Família Zwarg: http://www.zwarg.com.br/artigo7.html
Hoje Itanhaém não tem um líder no comando, tem omissão de comando. Defino como irresponsável um governo que constrói ou que permite a construção de uma tubulação de esgoto na praia.
A prefeita de Cubatão, Márcia Rosa embargou diversas obras da Sabesp por diversos motivos, e não vemos essa atitude neste governo de Itanhaém. Temos exemplos de governos que devem ser seguidos, pois neles o interesse público prevalece.
Recentemente, o município de São Vicente, tomou medidas de extrema importância para ampliar a consciência ambiental da população, assim como ações ambientais que certamente levarão mais qualidade de vida para os vicentinos.
Foi lançado pelo governo de São Vicente(PSB), o guia de "Arborização Urbana Cidade Verde" que visa o estímulo ao plantio de mudas, com o intuito de melhorar o perfil da cidade adquirindo equilíbrio sustentável.
Outra medida foi o estímulo a construção ecológica, onde a Prefeitura de São Vicente criou o "IPTU Verde", um programa de incentivo fiscal a medidas sustentáveis para quem quer construir ou reformar seu imóvel.
Já a cidade de Santos investe cada vez mais em políticas públicas para o uso de bicicletas, com campanhas publicitárias e construção de ciclovias.
A cidade de Itanhaém merece um governo que defenda suas raízes, sua cultura, seus valores e acima de tudo o futuro das próximas gerações da família itanhaense.
CÉSAR AUGUSTO DE SOUZA FERREIRA
PRESIDENTE DO PARTIDO PROGRESSISTA DE ITANHAÉM
12 comentários:
Faço minha as suas palavras Cesinha, amo Itanhaém, cidade maravilhosa principalmente por suas belezas naturais. Todas as vezes que caminho na praia tenho vontade de chorar ao ver esses tubos de esgoto, pelo amor de Deus, aonde vamos parar? Esse governo é desumano, amam só o dinheiro, chega, sumam daqui, já ganharam muito agora deixem Itanhaém renascer.
Obrigado pelo desabafo! Tudo de bom para você Cesinha, eu e minha família estamos com você!
Oi Cesinha! Passei pra ver o seu blog e quero dizer que gostei muito! Gostei porque da uma imensa alegria no coração saber que existe uma esperança, a esperança de que a cidade de Itanhaém pode e VAI ter líderes de visão, que representem a verdadeira vontade do povo!
Melhores tempos para Itanhaém!!
Pois é....Como já disse anteriormente, o tal prefeito ainda premiou a empresa autora da porcaria com a concessão do recolhimento de lixo e limpeza da cidade...Coisas que acontecem por aqui. Eu acredito em tempos melhores.
Obrigado pelo carinho e apoio Leia, sabemos que é triste ver a praia neste estado, mas faremos os enfrentamentos que forem necessários para que retirem a tubulação da praia. Realmente a Itanhaém precisa renascer, através de tempos melhores, forte abraço, Cesinha
Obrigado Fernanda, suas palavras nos motivam ainda mais a lutar pelo interesse público, pelas nossas praias e pelo resgate da nossa cultura. Deus te abençoe, forte abraço, Cesinha
Valeu Osmar, estamos trabalhando para que tempos melhores venham sobre a cidade de Itanhaém. Forte abraço e obrigado pelo apoio, vocês fazem parte desta nova história que será escrita nesta terra, forte abraço, Cesinha
Cesinha meu caro, parabéns, esse mundo precisa de homens posicionados como você. tenho acompanhado seus artigos e me alegro com suas palavras. Grande Abraço!
Obrigado Nilton, conto com sua experiência e efetiva participação em busca de tempos melhores para Itanhaém, forte abraço, Cesinha
Me alegro em saber que existem pessoas nesta cidade que a amam e querem vê-la progredir sem destruir. Que se comprometem com o ideal, que lutam pela justiça e honestidade, que dão a cara pra bater assim como eu....Tempos melhores!!!! desde o inicio sempre acreditei...os ideiais são iguais....tempos melhores já!!!!
Tatiana, creio que você faz parte de uma geração que foi levantada para marcar a história desta cidade, obrigado pela participação neste espaço, que pertence aos interesses da população, forte abraço, Cesinha
É isso ai Cesinha, vamos nos mobilizar e agir contra essa omissão do Governo com nossas praias e com nossa cidade...
Um ecoabraço...
Carol Peres
Valeu Carol, vamos mobilizar, se colocaram a rede de esgoto na praia, agora vão ter que tirar, mobilização já!!!!
Postar um comentário